sexta-feira, 11 de junho de 2010

ENTREVISTA 02 - Rafa Ferreira


Nome do(a) Entrevistado(a): Rafael Ferreira
Profissão: Músico
Idade: 22 anos




1) Qual a batera que você ataca os palcos? Qual a configuração dela? E seus pratos? Você usa pedal duplo? Você usa click nos shows? Sua bateria é trigada?



Minha batera é uma Pearl Export a configuração é caixa 14. por 6.5
dois bumbos 22``, tons - 8``,10``.12``,13`` e surdos 14`` e 16``
rotom tom 6``,8``10``
pratos sao 12 de diversas marcas
uso trigger staff drum
e modulo alesis dm5
pedais pearl eliminator



2) Como você vê o mercado brasileiro para o músico profissional? Você encoraja aquele jovem que tem vontade de se aventurar na vida profissional ou você acha que ele deve mudar a perspectiva e partir pra outra?



O mercado musical ta cada vez mais competitivo na musica tambem , pois
a evolução dos musicos é cada dia maior , mtos jovens hj em dia tocam
como ou ate melhores que musicos antigos , entao o que sempre procuro
dizer pros meus alunos é que o minimo é tocar bem hj em dia e ambição
é a maior arma de um musico.



3) Quando foi o seu primeiro show? Qual foi a sensação? Como foi a reação do público?



Meu primeiro show foi aos 13 anos em um evento de musica do colegio onde eu estudava, isso foi em 2001 a sensação foi de ansiedade e medo de errar hahaha. mas a banda conseguiu um segundo lugar no festival que me animou muito a partir daí.



4) Como você desenvolveu seu talento musical? Você estudou com quem? Você lê? Você considera a leitura fundamental para um baterista profissional?



Bom .. meu começo na musica foi desde os meus 7 anos quando ja me
interessava mto por bateria , lembro que meu primo tinha uma bateria na
casa dele e sempre que eu ia la eu ficava viajando e batendo .. mas só
quando fiz 12 anos eu ganhei minha primeira bateria e a partir daí
comecei me dedicar , no começo como auto didata mesmo meu primeiro
professor fui ter aos 16 anos quando estudei com Mauricio Leite , um dos
melhores do país , com ele aprendi muita coisa , desde como pegar na
baqueta ate a desencolver a leitura que ate então eu nao sabia nada,
aos 17 anos estudei com Aquiles Priester ( ex baterista do Angra) e com
ele me foquei mais no que eu buscava mesmo , a especialização no
Heavy Metal , desenvolvi minha tecnica de 2 bumbos etc..
E Leitura é fundamental pra um musico profissional , no caso dos
bateristas elas ajudam muito , em certas duvidas que todos tem , ou até
mesmo pra um free lance , quando vc le uma partitura vc tem mais
facilidades pra executar uma musica em um espaço de tempo menor.. eu
acho fundamental sim.



5) Para você, música tem à ver com estilo? Porque?



Depende daquilo que vc busca , muitos bateristas se focam em certos estilos que se identifica , porem tem uma certa versatilidade e eu acho que é isso que faz a diferença hj em dia , independente de vc ter uma banda de metal , ou qualquer outro estilo , vc nao se prender só naquilo é muito importante pq vc consegue ter versatilidade para tocar outros ritmos e isso se torna um diferencial , isso vai de cada um , alguns se focam só em um estilo outros não.



6) Em questão de estilo, que tipo de gente assiste aos seus shows?



Bom .. eu tenho uma banda instrumental e uma banda de heavy metal ,
ambas são voltadas ao rock em geral , mas no caso da instrumental muitos
musicos que nao são ´´ headbangers`` assistem e gostam , pq tem muita
musicalidade, nao é só focada no rock mas na grande parte são
headbangers msm.



7) Você já sofreu algum tipo de descriminação pelas músicas que escuta? Como se sente à respeito disso?



Sim , principalmente quando era mais novo , hj em dia nao sofro nenhum preconceito , mas eu acho isso tudo uma fase que todos passam , principalmente da familia há mto preconceito no começo , quando vc rotula algum estilo , todos torcem o nariz , talvez por nao saber como um rockeiro é .. acho natural o impacto visual de uma pessoa que nao ta acostumada a ver , sentir um certo preconceito.



8) Quais são suas principais influências?



São varias , mas as maiores influencias minha na bateria são Neil Peart , Gene Hoglan e Carter Beauford .



9) Você sempre fez carreira solo/banda ou já tocou em banda/solo?



Eu sempre toquei em bandas e banda solo de artistas , da minha carreira solo só faz parte os Workshops que realizo..



10) O que você acha que poderia ser feito para melhorar a cultura musical no Brasil? Tanto do lado dos músicos quanto dos ouvintes.



Eu acho que o Brasil ja está evoluindo pra isso , mas ainda falta muito para chegar nos países desenvolvidos europeus , como a Alemanha por exemplo .. o que eu acho principal para que isso mude é a inclusão da educação musical nas escolas publicas do Brasil , inclusive há projetos na camera dos deputados para que isso se torne real um dia, aí sim acho que melhoraria a cultura musical no país.



11) Fale um pouco sobre o seu trabalho.



Bom .. eu dou aulas de bateria , faço Worshops,free lances e shows com minhas bandas , atualmente estou em fase de preparação do primeiro disco de uma das minhas bandas que se chama Inner Sense que pretendemos lançar no mes de dezembro.



 
 

RAFAEL FERREIRA é patrocinado pelas marcas: Shred Cases , Baquetas Liverpool e Gess Drumheads

9 comentários:

  1. foda, esse cara é mt bom *-*

    ResponderExcluir
  2. Ele pareçe ser mais experiente, vi o vídeo e curti :) A ideia do blog é muito boa!!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a entrevista!Vc,Rafa,é uma grande inspiração para muitos jovens novatos na carreira musical.Vc merece muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  4. Slimplesmente..d+ este baterista neh..Tu manja muuito no q faz amor..
    Além de ser..um gato é talentoso..
    Resumindo..tu é um cara maravilhoso..
    S2

    ResponderExcluir
  5. O Rafa é um cara foda. Dedicadíssimo no que faz, e apaixonadíssimo também.
    Não há como discutir que o que ele é tem vai além de talento, é realmente dom.

    ResponderExcluir
  6. Pow! Rafa eh uma das minhas inspirações daqui da cidade e da nossa região! Cara manda muito mesmo! o pouco q sei, foi vendo esse brother tocando, e ele destrói!!! LONG LIFE for METAL!!

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante Rafa!
    Continue assim sempre!!!
    Sempre se aperfeiçoando!
    Seu talento é primordial para que td fique como está,seu dom é extremamente visivel.
    Sucesso e reconhecimento pra tu sempre!(Mislene)

    ResponderExcluir
  8. Rafa,fico muito feliz que você está alcançando os seus objetivos como músico profissional, afinal você merece pela dedicação e o respeito que tem à música.


    O tempo em que você tocou na Dancing Flame foi muito bom e cada um tem que seguir o seu caminho e saiba que nós aqui estamos sempre torcendo por você!

    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  9. lindinhooo =]] boa sorteee... continue sempre assim =]] (gabi)

    ResponderExcluir