sexta-feira, 11 de junho de 2010

ENTREVISTA 01 - Manko



Nome do(a) Entrevistado(a): Wagner Silva Mengue (Manko)

Profissão: Digitador e Baterista
Idade: 18 anos




1) Qual a batera que você ataca os palcos? Qual a configuração dela? E seus pratos? Você usa pedal duplo? Você usa click nos shows? Sua bateria é trigada?


Bá, seguinte, minha banda é uma bandinha pequena, onde tocamos não temos escolha de bateria, mas eu tenho uma RMV e sou louco por elas,
basicamente a primeira parte é isso,
é foda ser banda pequena, bem pequena.
RMV modele Road, pratos Orion Twister(vagabundos) ride 20" crash " e cymbals 14". crash 16". Não uso pedal duplo.



2) Como você vê o mercado brasileiro para o músico profissional? Você encoraja aquele jovem que tem vontade de se aventurar na vida profissional ou você acha que ele deve mudar a perspectiva e partir pra outra?


Bom, pra músico ai depende do músico, mercado brasileiro, qualquer um
pode colocar três batidas diferentes, uma letra de funk e muita gente
te considera músico.
Agora pro rock, ... rock não essa coisa de hoje em dia que ainda chamam
de rock, pro rock mesmo não é encorajar, faça por que gosta, acho que
nada deve ter vistas ao lucro.
Senão tu se torna algo comercial, algo modinha, e não vai estar fazendo
por ti. Quem gosta eu digo sim, faça, pratique a música, é bom, eu
particularmente faço porque gosto, e é um meio de passar a minha
ideia, e ideais para os outros.
basicamente acho que é isso =)



3) Quando foi o seu primeiro show? Qual foi a sensação? Como foi a reação do público?


Cara, meu primeiro show foi dia 09/04/2010, a banda é bem nova, talvez até nova de mais pra ter estado no palco, mas é por gosto, e não por fama.
A sensação foi de nervosismo, era a primeira vez, show em um bar de motoqueiros, coisa bem pequena mesmo, mas depois, tudo ficou como
um segundo, mas um segundo maravilhoso.
Ja a reação do público, fora o pessoal que ja nos conhecia(amigos), todo
mundo ficou nos olhando com uma cara de quem não tava entendendo,
ou como se tivessem tipo: "o que eles vieram fazer aqui?"
Mas depois recebemos alguns elogios, que gostaram da nossa proposta
de som e essas coisas, até porque o nosso som até que é bem
diferente, e isso eles mesmo disseram.




4) Como você desenvolveu seu talento musical? Você estudou com quem? Você lê? Você considera a leitura fundamental para um baterista profissional?


Eu sou a pessoa menos indicada pra falar de profissionalismo, meu
"talento", assim por dizer, porque pra mim eu não tenho talento
músical, bom, voltando, eu aprendi com um amigo, por não ter condições
de pagar aulas, fiquei parado durante dois anos até conseguir o
dinheiro pra comprar minha bateria, e agora pretendo adiquirir esse
talento por mim mesmo.
Procuro muito poucos artigos sobre bateria, por preguiça da minha
parte, isso eu admito, mas ler sim é bom, não só como a pratica,
entender uma partitura é fundamental, pelo menos disse eu entendo um
pouco.


5) Para você, música tem à ver com estilo? Porque?


Bom, acho que sim, afinal, se não fosse algo de estilo, ou cultura, seja la
como chamem, não haveria tantas diferenças nesse mesmo meio.


6) Em questão de estilo, que tipo de gente assiste aos seus shows?


Como os shows são em local pequeno, para banda pequenas, tentando
crescer ou não, tem um público até que variado, mas não muito distante
uns dos outros, Punks, Metaleiros, Grunges, Hards, geralmente é o
pessoal que frequenta os locais.


7) Você já sofreu algum tipo de descriminação pelas músicas que escuta? Como se sente à respeito disso?


Na verdade não, se por acaso acontecesse, me sentiria indiferente, não
do bola para o que acham de mim, para o que querem que eu seja, não
vai mudar minha vida se tu não gostar do que eu escuto, até me sinto
bem sendo diferente de muita gente.


8) Quais são suas principais influências?


Nirvana e Pearl Jam foram as maiores influências, pois com eles minha
vontade pela música começou, ai vem mais bandas gringas como
Silverchair, Alice in Chains e Mudhoney. O nacional é bem limitado da
minha parte, um pouco de Cachorro Grande, Legião Urbana e tudo de
Engenheiros do Hawaii, e sem esquecer de Cazuza e Raul Seixas!


9) Você sempre fez carreira solo/banda ou já tocou em banda/solo?


Ja tive varios projetos, mas só o ultimo foi pra frente, logo só tive
experiencias com bandas, mas a verdadeira experiencia to vivendo
agora com a minha única e atual banda, única pois as outras não
passaram de projetos e tentativas.


10) O que você acha que poderia ser feito para melhorar a cultura musical no Brasil? Tanto do lado dos músicos quanto dos ouvintes.


Caramba, ta ai uma grande questão!
É dificil dizer, nem sei se isso é possível, a mídia teria que se desfocar do modismo, das coisas que estão rolando, porque hoje em dia, se tu não for ser "atual", cresce é muito dificil, muito mesmo, mas isso não vai acontecer, porque esse "modismo" é o que traz o dinheiro pra quem ta na mídia, e de uma sociedade burra não se pode esperar muita coisa, olhos focados no dinheiro não enchergam a fome.


11) Fale um pouco sobre o seu trabalho.

Meu trabalho, nosso na verdade, estando em uma banda não existe um "meu".
Vejamos, somos um trio, a banda nasceu oficialmente no dia nove de abril de 2010, é uma banda bem nova mas
com força de vontade, o nosso som é um tanto quanto diferente dos de mais, não tocamos o que é pra agradar os
outros, tocamos o que nos agrada os ouvidos. Queremos passar nossas ideias nas nossas musicas, claras ou não,
ainda tocamos em barzinhos talvez para pessoal que não entendam nosso foco, pois é dificil conseguir mais lugares para abrigar novos músicos.
A banda surgiu de ideias anteriores, e da vontade de tocar dos atuais
integrantes, que é composta:


Carlos Eduardo (Dudu) - Guitarra e Vocal
Lucar Araujo (Lhucas) - Baixo
Wagner Mengue (Manko) - Bateria e Vocal


Somos da Zona Norte de Porto Alegre - RS, e pra facilitar a divulgação usamos sites como, myspace e orkut, e também
com a ajuda de amigos que curtem a banda.


Myspace: www.myspace.com/bandablindcat


Orkut:
comunidade: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=96979061


perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9924211971667336971




5 comentários:

  1. Pô!!! Fico muito legal!
    Mesmo mesmo, só acho que tem muito metal na votação!
    Podia ter variado mais não só dentro do metal.
    Mas gostei mesmo do blog, bem boladas as perguntas,
    e é isso ai, da um ótimo meio de divulgação e informação! ;) Parabéns. (Manko)

    ResponderExcluir
  2. a matéria é bem construtiva, beim legal!!(V@GNER)

    ResponderExcluir
  3. Erros de português incontáveis.

    ResponderExcluir